22º Seminário de Verão (A história continua))

De 5 a 8 de agosto na pacata freguesia de Ermelo, mais conhecida pela bela cascata das “Fisgas” foi realizado o 22º SEMINÁRIO DE VERÃO de KARATE KYOKUSHINKAI.

Este seminário organizado pela AKP – Federação Kyokushinkai Portugal, contou com o apoio das entidades locais e nomeadamente da Junta de freguesia de Ermelo e da camara municipal de Mondim de Basto.

Realizar o Seminário de Verão em Ermelo foi o concretizar de um antigo desejo do shihan Antonio Pereira.

Com efeito após o 1º campeonato da europa de maio de 2000 em Vila do Conde, o 5º seminário de Verão era para se realizar aqui mesmo em Ermelo.

E se 21 anos depois ainda tivemos alguma dificuldade para abrigar cerca de 30 estudantes, imagine-se na época. A falta de logística foi o motivo pelo qual nunca viemos ás Fisgas do Ermelo.

Pelo exposto anteriormente e pelas limitações pandémicas foi determinado limitar a presença a 30 estudantes.

Importa lembrar que todas as medidas sanitárias de prevenção ao Sars Cov 2 exigidas pela (DGS) Direção Geral de Saúde foram escrupulosamente respeitadas.

A orientação técnica do seminário foi da responsabilidade do shihan António Fernando Pereira, representante KWF em Portugal e dos instrutores nacionais.

Durante o seminário foi estudado o programa técnico nas diversas variantes, Ido, Kihon, kata, bunkai, e foco no kumite para competição.

Foram realizados exames nacionais. Apresentaram-se a exame de Kyu uma dezena de estudantes, dois candidatos para shodan e outro para nidan.

Durante este seminário foram abordados vários temas pelo shihan Antonio Pereira explanando os seus conhecimentos e experiência no karatê Budo. Durante o seminário foi estudado o programa técnico nas diversas variantes, Ido, Kihon, kata, bunkai, e foco no kumite para competição.

Ao ritmo de 4 treinos diários, matinais e noturnos, intensos e frequentes não deixaram de ter uma componente colorida, lúdica e agradável para que todos pudessem absorber o volume de conhecimento e exigência.

Shihan Antonio Pereira quis deixar para etse 22º seminário uma mensagem que bem clara do primeiro ao último minuto do Seminário; o espírito BUDO, Kyokushin é budo e não um desporto.

Sempai António Marafona Pereira gratificou-nos com uma sessão maravilhosa de taças e Gongos Tibetanos.

Comportamento perante os demais em todas as situações durante todo o seminário. A alimentação também foi cuidada e apropriada.

E com todos estes ingredientes todos ficaram convencidos de saírem bem mais fortes após 11 treinos em 3 dias.

Tradicionalmente a última noite terminou com a festa “sayonara” onde todos os participantes do seminário encontraram novos amigos e se divertiram.  Momento também para o shihan Antonio Pereira anunciar o resultado dos exames.

Pela manha de domingo, último dia de seminário, tivemos o mais divertido e relaxado treino. Caminhada ás 5horas da manha em direção ás famosas cascatas das Fisgas do Ermelo, 5 horas depois estávamos de volta ao acampamento com o sentimento de dever cumprido e todos sentirem que fazem parte da enorme família de Kyokushin.

Osu!

Menu